Sobre a Exposição: Uma Memória Viva

Existem bem perto de nós, quase ao virar a esquina, histórias para nos contar sobre a nossa rua, vila ou cidade, pequenas notícias, velhas fotos onde podemos olhar e conhecer como nos vestíamos, o que comíamos ou como eram as nossas festas de amigos e famílias. Fotos de casamentos, de procissões e baptizados, as feiras e os divertimentos de circo e carrosséis, os malacuecos e o açúcar em pauzinhos, os pirolitos e os petiscos e vinho para os mais velhos, ouvindo-se aqui e ali as concertinas e harmónicas para os bailaricos. 

Mundos que dificilmente veremos nos dias de hoje, onde abundam os plásticos e brinquedos modernos que os moços e moças berram para comprar, sem haver dinheiro nos bolsos dos pais. 

Esta sua exposição é um mundo que parte à descoberta do passado recente, onde todos nós nos podemos olhar, fazendo parte dele e comparando tempos idos e actuais. Mas se as fotos são o elemento visual que mais nos faz sobressair a curiosidade, também existe outro mundo diferente, o mundo das letras, o mundo que descreve para a posteridade o que se passou em algum momento da nossa história local. 

A gramática decorativa escolhida para esta exposição releva este mundo, escondido de nós e que só pode ser descoberto nos arquivos. Um mundo transparente, tão transparente como só a nossa luz nos pode dar. Apresenta-se como qualquer figura de convite partindo da rua para o interior, à descoberta de um mundo que parece perdido. 

Olha-se e podemos observar todos os painéis, o todo e, só a seguir, conseguimos olhar os pormenores de cada painel, representando como uma pequena mostra o que nos reserva cada arquivo. E a surpresa faz-nos regressar no tempo quase sem querer. Mas, para além da imagética e dos belos textos procurou-se o bem-estar, poder usufruir de um “assento” e um olhar mais repousante daquela foto que foi há muito tirada por um amante da terra. O perfume de alfazema compõe a sala como um jardim cheio de vida.
Florival Baiôa Monteiro

Ficha Técnica

Promotor - CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo
Parceiros - Município de Aljustrel, Município de Almodôvar, Município de Alvito, Município de Beja, Município de Barrancos, Município de Castro Verde, Município de Cuba, Município de Ferreira do Alentejo, Município de Mértola, Município de Moura, Município de Ourique, Município de Serpa, Município de Vidigueira
Coordenação de Projeto - Florival Baiôa Monteiro
Grafismo - Susa Monteiro, João Ilhéu
Museografia - Paulo Monteiro, Nuno Matos
Montagem - LPR, Lda.
Website - Pedro Lopes (adpBEJA)
Vídeos
Fazemos Filmes
Produção e Realização - Manuel Monteiro
Pós-produção - Francisco Martins
Legendagem - Tomé Ferreira
Música - Image por Infraction

Agradecimentos Aljustrel - Sílvia Mestre
Almodôvar - Sylvie Rosa
Alvito - Alberto Batista
Barrancos - Domingas Segão, António Campos
Beja - Isabel Campaniço
Castro Verde - Paulo Marques
Cuba - Sofia Mósca
Ferreira do Alentejo - Maria João Pina, Patrícia Sousa, Alzira Santos, Hélder de Jesus, Patrícia Paulos, Rodrigo Pereira
Mértola - Paula Rosa, Rui Azedo, Manuel Marques
Moura - Octávio Patrício, David Susano, José Finha, Lucília Ramos
Ourique - Henrique Albino Figueira
Serpa - Carlos Romão, Ana Maria Moura
Vidigueira - Carlos Cristo, Céu Fragoso, Conceição Lança, Mariana Lula 



Sample image